O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO DO PROJETO START DO CENTRO DE EMPREENDEDORISMO DA UFC

Autores

  • Helyaren Lopes Firmino
  • Jéssica Santos de Oliveira
  • Abraao Freires Saraiva Junior

Resumo

O Centro de Empreendedorismo (CEMP UFC) é um programa de extensão que busca disseminar o empreendedorismo, desenvolver competências empreendedoras e apoiar a geração de empreendimentos inovadores e sustentáveis, sendo organizado institucionalmente por meio de diretorias e projetos. Dentre os projetos, está Start CEMP que busca qualificar empreendedores e profissionais por meio de palestras e treinamentos. Neste contexto, o corrente trabalho objetiva analisar a estratégia que o Start CEMP utiliza para impactar pessoas, compartilhar conhecimento e atrair público para as atividades por meio do Instagram. Para tal, metodologicamente, o trabalho baseou-se em uma pesquisa bibliográfica sobre relacionamento com clientes por meio de mídias digitais. Ainda, foi realizada uma análise quantitativa de dados baseada em métricas das postagens produzidas no Instagram do projeto. Durante o período de março a julho de 2021, mesmo em meio ao contexto crítico da pandemia da COVID-19, o projeto desenvolveu conteúdos sobre estratégias de vendas, ferramentas de marketing digital, planejamento estratégico para negócios, atendimento ao público e até indicações de livros e filmes. Como resultado, verificou-se que a produção de conteúdo de interesse para o público, atrelado a divulgação dos eventos, promoveu, nos meses já citados, uma interação relevante no perfil do Start que contabilizou em: 31 postagens, 1740 curtidas, 722 envios do conteúdo para outras contas, 584 visitas ao perfil e 145 toques no site para realizar inscrições. Essa estratégia foi essencial para a presença de 252 pessoas nas 8 atividades virtuais que o projeto promoveu. Conclui-se, portanto, de acordo com os resultados obtidos, que a rede social para o projeto Start é um importante veículo não só de div­­ulgação, mas também para compartilhamento de conhecimento e de interação com o público que busca aprender sobre temas relativos ao empreendedorismo inovador.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão