O INSTAGRAM COMO VEÍCULO DE DIVULGAÇÃO DOS RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS

Autores

  • Paulo Marcelo de Sousa Queiroz
  • Ana Virgilia de Almeida Silva
  • Leslyene Maria de Freitas
  • Emanuel Magalhães da Costa
  • Ramony Kelly Bezerra Oliveira
  • Candida Herminia Campos de Magalhaes Bertini

Resumo

Na atual era digital, a rede social Instagram demonstra significativo desempenho no alcance de diferentes públicos, ao propiciar diversos conteúdos. Assim, esta rede social pode ser utilizada como uma estratégia para promover de forma direta e interativa conteúdos de interesse, colaborando para a assimilação e o entendimento. Objetivou-se com esse trabalho usufruir de uma nova ferramenta para transmitir conhecimentos relacionados aos recursos genéticos vegetais. Desta forma, foi realizada uma pesquisa por meio de um formulário digital disponibilizado de 09 a 30 de agosto, através de mídias digitais. O formulário foi composto por perguntas objetivas, dividido em três seções, a primeira seção com perguntas para identificação, a segunda e a terceira com perguntas voltadas ao perfil de Instagram do grupo NUMERG (Núcleo de Extensão e Pesquisa em Melhoramento e Biotecnologia de Recursos Genéticos Vegetais) e a temática recursos genéticos vegetais. Como resultado se obteve 111 respostas, a maioria 89,2% na faixa etária entre 18 e 30 anos, com 60,4% possuindo o ensino superior incompleto e 93,7% utilizam o Instagram diariamente. Para perguntas relacionadas ao perfil de Instagram, os conteúdos abordados e a forma de abordagem foram classificados, respectivamente, como muito bom por 41,4% e 46,8%, com 52,3% de satisfação para o desempenho, 43,2% muito provavelmente indicaria o perfil. Para 73% é importante usufruir de diferentes ferramentas para disseminar o conhecimento. Quanto as perguntas referentes aos recursos genéticos vegetais, 64,9% atribuíram como muito bom, 43,2% apontam que as postagens contribuem para o conhecimento sobre a temática e 53,2% já utilizaram as postagens do perfil para esclarecer dúvidas. Desse modo, conclui-se que as interações na rede social Instagram apontam bom desempenho para transmitir conhecimento contemplando diferentes públicos, tais como alunos, pesquisadores, agricultores e curiosos da área de recursos genéticos vegetais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão