O LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO COMO DIFUSOR DO ENSINO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E PROMOTOR DE SAÚDE MENTAL

Autores

  • Yasmin Alencar Guerreiro
  • Joao Ilo Coelho Barbosa

Resumo

Com o advento da pandemia do Sars-CoV-2, acentuaram-se demandas dos discentes acerca dos desfalques no processo de ensino-aprendizagem, do agravamento do sofrimento psicológico análogo a este processo e da necessidade de lugares de construção de vínculos entre estudantes e academia. Nesse sentido, objetiva-se apresentar o Laboratório de Estudos em Análise do Comportamento (programa vinculado ao Dep. de Psicologia) como um espaço potente, que emerge com estratégias atenuantes de tais problemáticas. Visando auxílio na formação acadêmica e promoção de saúde mental, atua dialogicamente nos projetos: 1) GEBAC e 2) A.Colher. Nessa perspectiva, metodologicamente, o GEBAC configura-se como um curso introdutório semanal, com duração de 1 hora, voltado aos estudantes de Psicologia da UFC e de outras IES, e visa fomentar ensino e discussão de epistemologia e conceitos-base da Análise do Comportamento, além de propiciar a revisão do conteúdo com quizes no Instagram. No tocante ao Projeto A.Colher, o público-alvo são ex-participantes do GEBAC que almejam aprofundar o conhecimento adquirido e um espaço de partilha e debate sobre saúde mental. Desenvolve-se mediante 6 encontros de discussões semanais, com duração média de 1 hora, centrados em temas como autoestima, habilidades sociais e regulação emocional, a fim de construir vínculos e promover saúde, escuta e cuidado. Destaca-se que os projetos ocorreram de forma remota, viabilizando a presença de público externo à UFC. Com base na aplicação e análise do material colhido por formulário on-line disposto aos estudantes, os resultados parciais, até o momento, revelam que houve incentivo à integração da comunidade acadêmica; possibilidade de contribuição na promoção de saúde mental e de cuidado; intercâmbio de saberes e significativo valor na formação do estudante. Por conseguinte, o LEAC contribui não só na formação acadêmica, mas nas práticas de cuidado dos estudantes. Agradecimentos à Pró-Reitoria de Extensão e aos colaboradores.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão