O LUGAR DO SABER TEÓRICO NAS PRÁTICAS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA BOLSISTA PREX NO CURSO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Hana de Sousa Jereissati
  • Letícia Gadelha de Oliveira
  • Maria Jose Barbosa

Resumo

O saber da experiência, desenvolvido pelo Professor Alfabetizador ao longo dos seus anos de prática em sala de aula, não constitui-se por si só a única fonte para suas ações pedagógicas. Assim, o saber teórico torna-se um importante aliado pois, traz ao docente reflexões sobre seu trabalho e possivelmente mudanças em suas concepções. Dessa forma, o curso de Extensão “Práticas Pedagógicas na Alfabetização”, desenvolvido pela Faculdade de Educação-UFC, traz em sua proposta a conexão do Professor Alfabetizador com as leituras de teóricos estudiosos da alfabetização, visto que este contato reflexivo para muitos, acontece, de modo geral, durante a realização de formações internas nas escolas. Este estudo configura-se como um relato de experiência de bolsista (PREX) no referido curso, ministrado pela Profª Drª Maria José Barbosa, desde o ano de 2018. Para isso, adotou-se o modelo de observação participativa, na qual as bolsistas participam na produção, discussão e acompanhamento dos assuntos pedagógicos, com a professora-orientadora, o que proporciona um novo olhar acadêmico, de pesquisa e experiência docente. A fim de fundamentar o estudo, realizou-se uma análise de literatura acerca da formação de professores a partir dos autores como Garcia (2015), Collelo (2011) e Soares (1999) que também dialogam sobre os seguintes temas: práticas pedagógicas na alfabetização e o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Logo, como resultados parcialmente obtidos constatou-se que, apesar de haver a necessidade do professor alfabetizador estudar sistematicamente teóricos que clareiem suas práticas e auxiliem no processo de autoavaliação; muitos acabam não o fazendo devido não apenas a ampla carga horária de trabalho, mas também devido ao exercício constante das mesmas metodologias durante seus anos de experiência, fazendo estes saberes tornarem-se regras, e estas regras por si mesmas tornem inertes suas ações e concepções durante o ensino da leitura e da escrita.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão