O NOVAS CORES DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Maria Eduarda Martins Rocha
  • Pedro Alisson Santos de Souza
  • Ana Priscila Florêncio Queiroz Aquino
  • Rafaela Firmino Leite
  • Andrea Carla Filgueiras Cordeiro

Resumo

O Novas Cores é um projeto de extensão do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas Sobre a Criança (NUCEPEC) que surgiu em 2002 e desde então atuou em diferentes espaços da cidade e com diversos públicos infantis, se estabelecendo por último em instituições de acolhimento infantil. O objetivo do Novas Cores é demonstrar à criança e ao adolescente que eles são sujeitos de direitos, utilizando como meio para tal o ensino do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além disso, o projeto também leva até eles outras pautas importantes como o respeito às diferenças, o cuidado com o meio ambiente e a cidadania. Para tal, o projeto utiliza uma metodologia construtivista, buscando sempre fazer uso do lúdico e da arte, além de uma linguagem simples para que a ação seja atrativa para o público infantil e adolescente. Com a pandemia da covid-19 em 2020 a extensão investiu em outras atividades, decidindo, contudo, retomar as ações com as crianças por via remota em 2021. Foi montado um cronograma, com temas diversos e encontros via google meet, uma vez por semana. O público era composto por crianças de uma instituição de Fortaleza. Ao final da extensão os membros levantaram alguns pontos positivos e outros pontos a melhorar. Sendo alguns dos pontos positivos a cooperação das crianças na maior parte dos encontros; as atividades divertidas e agradáveis a elas; e o visível aprendizado tanto a respeito do ECA quanto dos demais temas abordados. Alguns pontos a melhorar foram o pouco suporte tecnológico e humano por parte da instituição, na gestão das crianças e dos dispositivos; a dificuldade em adaptar brincadeiras para o formato online; e o cansaço de todos pela exposição às telas. Com base nisso, os extensionistas consideraram a experiência satisfatória pois foi no geral uma experiência agradável para as crianças e o objetivo final, o ensino do ECA, foi atingido. No entanto, não foi o ideal tendo em vista que apesar do vínculo existir ele era prejudicado pelo formato virtual.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão