O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO MEIO DE INCLUSÃO DIGITAL

Autores

  • Allam Alves Feitosa da Silva
  • Carlos Estevao Rolim Fernandes

Resumo

O projeto Superinventores é direcionado a crianças, adolescentes e docentes da educação básica, tendo como objetivo oferecer uma série de atividades pedagógicas baseadas no uso, na compreensão e na aplicação das tecnologias, particularmente das linguagens digitais. O projeto esse baseia em 4 pilares: o pensamento computacional (linguagens digitais), o conceito maker (atitude pró-ativa e propositiva), a inovação (criatividade) e a responsabilidade ambiental e social. Estes pilares são trabalhados a partir da tecnologia educacional, incluindo principalmente as seguintes ferramentas: robótica, eletrônica, programação de computadores e atividades lúdicas desconectadas (unplugged), como jogos, por exemplo. As oficinas são realizadas principalmente com participantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, buscando promover o desenvolvimento de competências como atenção, concentração, leitura, escrita, raciocínio lógico-matemático, memória, imaginação e espírito investigativo e criativo. As atividades são realizadas em oficinas ministradas por alunos de Engenharia da UFC, em que crianças, adolescentes e jovens adultos da periferia de Fortaleza e Região Metropolitana são desafiados a produzir soluções para problemas cotidianos ou da comunidade com o uso de recursos e ferramentas tecnológicas (digitais ou não), respeitando suas dificuldades e nível de conhecimento. Além disso, também são oferecidos cursos de capacitação para professores da educação básica na área de mediações tecnológicas e robótica educacional. Espera-se que a experiência das pessoas participantes em conceber e produzir soluções levará a uma melhor interlocução com a cadeia construtiva e criativa em geral, com o objetivo de formar indivíduos ativos no processo de desenvolvimento tecnológico em suas comunidades.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão