O PROJETO IMUNES E O USO DE MÍDIAS DIGITAIS PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE SOBRE O IMPACTO DA NUTRIÇÃO NO SISTEMA IMUNE

Autores

  • Luciana Ferreira Xavier
  • Marcelo Brito Cavalcante
  • João Felipe Barboza de Oliveira
  • Rafael Machado Simão
  • Maria do Socorro Queiroz Alves de Souza
  • Jose Ajax Nogueira Queiroz

Resumo

INTRODUÇÃO: O Projeto de Extensão IMUNES tem como objetivo promover a saúde da comunidade por meio de mudanças de hábitos que favoreçam o melhor funcionamento do sistema imunológico. Dentro dessa premissa, idealizou-se a criação de uma cartilha digital para divulgar a importância da nutrição na produção e função dos constituintes celulares e moleculares do sistema imune humano, visto que tais efeitos dependem da ingestão equilibrada de macro e micronutrientes. OBJETIVOS: Fornecer à comunidade uma visão geral da influência da alimentação para o fortalecimento do sistema imune, por meio de uma rede social, e avaliar o alcance desse canal. MÉTODO: Para alcançar os objetivos propostos, foi desenvolvida uma cartilha digital instagramável, divulgada no formato de postagem. A primeira etapa consistiu na realização de reuniões semanais entre participantes do projeto e orientadores (para capacitação, planejamento conceitual e acompanhamento de todas as etapas de desenvolvimento). Posteriormente, houve a fase de pesquisa bibliográfica, seguida das etapas de ideação e prototipagem, produção de arte e postagem da cartilha na rede social Instagram. Por fim, foi realizada a análise das métricas de alcance midiático. RESULTADOS: Mediante a criação do material educativo sobre nutrição e imunologia, 249 contas do Instagram foram alcançadas e houve 309 impressões na postagem. CONCLUSÃO: Diante do trabalho realizado, concluiu-se que o desenvolvimento da cartilha digital cumpriu o objetivo de divulgar informações para o público em geral sobre a influência da nutrição para o sistema imune. Adicionalmente, a partir da avaliação do alcance do material produzido, inferiu-se que a utilização da rede social Instagram foi um meio midiático adequado por ter proporcionado um alcance satisfatório (superior a 50% do número de seguidores do perfil) dentre o público em geral.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão