O PROJETO IMUNES NA IMPLEMENTAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NA PROMOÇÃO DE SAÚDE

Autores

  • Rafael Machado Simao
  • Marcelo Brito Cavalcante
  • Luciana Ferreira Xavier
  • João Felipe Barboza de Oliveira
  • Maria do Socorro Queiroz Alves de Souza
  • Jose Ajax Nogueira Queiroz

Resumo

INTRODUÇÃO: O projeto de extensão IMUNES: promoção de saúde é composto por discentes dos cursos de Odontologia e Medicina da UFC que ao observarem o cenário atual, onde o distanciamento social é imprescindível devido a pandemia do novo coronavírus, a necessidade de promover o conhecimento e a saúde através de mídias digitais, enfatizando o sistema imunológico como o principal protagonista. OBJETIVO: Produzir material digital, tipo: podcast, e-book e cartilhas digitais em redes sociais, além de disponibilizá-los de forma gratuita e acessível para a população em geral. METODOLOGIA: Para alcançar o objetivo, foram realizados encontros semanais entre os membros do projeto e os orientadores para definição dos temas a serem abordados, reuniões de capacitação e, em seguida, foram realizadas pesquisas bibliográficas conjuntas nos bancos de dados PubMed e Scholar Google, finalizando com a produção do material usando os programas dos pacotes Office e Adobe, além do Canva e Audacity. RESULTADOS: Foram criados episódios para o podcast Imunes Cast e distribuídos nas plataformas Spotify e Deezer, cartilhas compartilhadas no Instagram do projeto, ademais, já estamos iniciando o processo criativo para a realização de uma nova temporada do Imunes além de um e-book a ser disponibilizado pela Amazon e Google Livros no futuro. CONCLUSÃO: As mídias digitais produzidas pelo projeto IMUNES estão sendo muito bem recebidas, o que estimula a continuação desse trabalho dentro do cenário atual de efervescência numa sociedade que está envolvida pela “cybercultura” e que se encontra numa adaptação ao novo modo de viver, buscando conhecimento mesmo com a necessidade de distanciamento social.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão