O RPG COMO FERRAMENTA RECREATIVA E DE APRENDIZADO.

Autores

  • Fabio Nogueira Garofo
  • Carlos Eduardo Urbano da Silva
  • Francisco Honório de Almeida Neto
  • Ítalo Iório Rodrigues Ferreira
  • Nicole Anne da Silva Andrade
  • Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência de um estudante de Educação Física, bolsista PREX, lotado no LABRINJO – Laboratório de Brinquedos e Jogos do programa CELULA - Centro de Estudos Sobre Ludicidade e Lazer da Universidade Federal do Ceará. Durante o período da bolsa, que se deu simultaneamente à disciplina de estágio em recreação, foi organizado e realizado o evento LABRELA, onde apresentamos o ateliê “A utilização do RPG como ferramenta de recreação e socialização”, neste referido trabalho buscou-se contar a história do RPG e mostrar que ele pode ser utilizado como ferramenta de ensino-aprendizagem e recreação. O nosso objetivo principal é mostrar como o RPG pode ser utilizado para expandir o universo criativo dos professores de diversas disciplinas e tornar o processo de ensino-aprendizado mais lúdico. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e apresentação de vídeo transmitido através das redes sociais vinculadas ao CELULA. O principal resultado foi levar informação a respeito do que é o RPG e sobre a possibilidade da sua utilização no ambiente de aprendizado através da produção dos conteúdos disponibilizados em nossas redes sociais. A partir dos textos e artigos lidos, podemos concluir que o RPG pode, além de divertir, ser uma ferramenta muito útil no processo de ensino-aprendizado. O contexto da pandemia trouxe a necessidade de os profissionais se reinventarem, e estudar novas possibilidades de metodologias alternativas de ensino torna-se de extrema importância para lidar com os enfrentamentos atuais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão