O TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Este trabalho apresenta uma ação de extensão na área de formação de professores, com foco no desenvolvimento de Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. A base teórico-metodológica adota a perspectiva de Dewey (1976) e as experiências propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (BRASIL, 2009). Durante os anos foi percebido o interesse de estudantes de licenciaturas e professores da rede pública de Fortaleza em conhecer o trabalho com projetos desenvolvido pela UUNDC. Na ação pedagógica da UUNDC o principal foco é o interesse das crianças, e para atender essa demanda, a ação foi criada. Com a pandemia, foi preciso modificar o modo de funcionamento da ação de extensão, sendo assim, os encontros formativos se deram a partir de reuniões síncronas com estudantes de cursos de licenciaturas, principalmente do curso de Pedagogia. Realizamos, até o mês de agosto, seis (6) Encontros Formativos com a participação de mais de 130 pessoas, ultrapassando nossa meta de atender 120 estudantes e professores no ano de 2021. A maioria dos participantes da ação eram mulheres estudantes de Pedagogia, mas também participaram estudantes de outros cursos, como de Educação Física. Os Encontros Formativos tematizam especialmente a produção de práticas pedagógicas a partir de fundamentos e estratégias de organização do trabalho com projetos. Os participantes relatam que o encontro contribuiu bastante para sua formação e prática docente, pois muitos já exercem a profissão. Um outro resultado bastante relevante foi a publicação de um artigo acadêmico em livro que versa sobre os pilares da Universidade: Ensino, pesquisa e extensão no qual a bolsista de extensão participou como co-autora.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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