O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO DO NUCED COM A POPULAÇÃO DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO

Autores

  • Fernanda Duarte Barros
  • Ricardo Pimentel Mello

Resumo

O Núcleo de Estudos Sobre Drogas (NUCED), vinculado ao departamento de Psicologia da UFC, vem ao longo dos anos utilizando suas redes midiáticas, Facebook e Instagram, como meio de divulgação de informações científicas acerca de temas relacionados à Redução de Danos (RD), acompanhamento terapêutico, guerra às drogas, cuidado e autonomia em saúde, etc, visando assim contribuir com uma formação mais crítica de quem nos acompanha. A partir desse objetivo, foram desenvolvidas duas postagens padrões: a Diquinha da Jurema e o Jurema Convida. A primeira, metodologicamente, consiste no título, resumo após lermos o conteúdo e autores de um artigo ou livro, sendo essas informações inseridas em uma arte leve produzida no Canva. Foi lançada em 2020 e inicialmente, com a chegada da pandemia, objetivava divulgar informações sobre o coronavírus; cuidados sanitários e RD. Quando as pessoas passaram a ter mais informações sobre o vírus, as diquinhas passaram a ser indicações de textos acadêmicos. A segunda linha de postagem, lançada em 2021, consiste em uma arte que divulga aulas ou eventos relacionados às atividades do núcleo, contendo o convidado, o tema e como é possível ser acessado caso haja interesse. A arte das duas postagens sempre apresenta a foto da boneca Jurema, nossa boneca mascote, feita pela bonequeira Mestra Lourdes, que mora na foz do rio São Francisco e que deu nome às divulgações. O resultado é possível ser visto no alcance das redes sociais, em que o NUCED possui 1757 seguidores no Instagram, 2100 amigos no Facebook do núcleo e mais de 2000 no Facebook da Jurema. Dessa forma, desenvolvemos mais uma ação de extensão, com criatividade e leveza e um alcance para além da Universidade e do estado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão