O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA PROPAGAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A CIÊNCIA DO SOLO
Resumo
As mídias sociais têm possibilitado uma maior interação entre os usuários ao longo dos anos, fazendo com que o compartilhamento de informações alcance uma grande proporção. Dessa forma, devido ao cenário atual de Pandemia, o uso de mídias, como o Instagram, possibilitou a propagação do conhecimento a respeito da Ciência do Solo para além da universidade. Assim, este trabalho teve como objetivo desenvolver materiais didáticos, no formato de post, como metodologia de ensino e divulgação a respeito das diferentes áreas da Ciência do Solo. Desse modo, o grupo Solo na Escola-UFC desenvolveu conteúdos, os quais abordaram diferentes assuntos relacionados aos solos, como a conservação do solo, onde realizou-se juntamente com o grupo GEPE Solos UFC uma semana voltada para o dia nacional da conservação do solo. Além de serem abordados outros assuntos como a fauna, microbiota e os minerais presentes nos solos. Todos os posts foram criados usando o site Canva e disponibilizados no Instagram do grupo - @solonaescolaufc. Dessa maneira, ao usar essa mídia social como divulgação do conhecimento, as postagens dos materiais didáticos obtiveram ao todo um alcance de 866 contas, levando em consideração o período de avaliação entre 10 de abril até 14 de agosto, o qual engloba desde a publicação do primeiro post sobre a conservação do solo até o último a respeito dos minerais do solo. Além disso, as postagens obtiveram 938 interações, entre curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos, os quais alcançaram cidades como Fortaleza, Recife, Curitiba e São Paulo, além de países como Estados Unidos, Paraguai, Espanha e Canadá. Logo, com o uso dessa mídia social, foi possível em meio à pandemia, ter um grande alcance e compartilhamento do conhecimento a respeito dessas áreas da Ciência do Solo para além da universidade.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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