O USO DAS REDES SOCIAIS COMO MÉTODO DE DIVULGAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA DA CIÊNCIA DO SOLO

Autores

  • Nicolle Maria Cruz Maninho
  • Kézia Rolim Nunes
  • Raul Shiso Toma

Resumo

A utilização de redes sociais, em especial o Instagram, vêm se mostrando cada vez mais eficazes na disseminação de conteúdos de caráter acadêmico, visto que com o cenário atual de pandemia e ensino à distância, a tecnologia se tornou uma das principais ferramentas para a promoção da aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e gerar conteúdos (materiais didáticos), de forma simples, sobre práticas relacionadas às ciências do solo para a publicação no Instagram do grupo @gepesolosufc. Os posts foram criados no site online Canva, abordando nas publicações os seguintes temas: Práticas Conservacionistas Vegetativas, Práticas Conservacionistas Mecânicas, Levantamento e Amostragem de Solos. As publicações tiveram como base a divulgação dessas práticas, além do ensino dos mesmos, abordando o seu uso, os seus benefícios e contendo ainda um breve passo a passo para a realização. A página do grupo GEPESolos - UFC no Instagram, obteve no período de 60 dias um alcance de 1.180 contas, com cerca de 386 interações com o conteúdo publicado, sendo essas interações: compartilhamentos, comentários e curtidas. O uso da plataforma mencionada possibilitou levar conhecimento a respeito das ciências dos solos para fora da universidade de forma rápida e com alcance para todos os públicos. Sendo esse público, 55,4% de Fortaleza, 3% de Caucaia, 1,9% de Maranguape, 1,1% de Paraipaba e 1,1% de Recife, com 35,8% desse público na faixa etária entre 18 e 24 anos e 39,7% entre 25 e 34 anos. Desse modo, o uso de redes sociais como alternativa de ensino e de divulgação em meio à pandemia, de forma resumida e de fácil entendimento, possibilitou uma grande disseminação de conhecimento das diferentes práticas relacionadas às ciências do solo, além de gerar interesse e aproximação por parte dos estudantes e do público em geral.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão