O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO REMOTO NAS AULAS DA CASA DE CULTURA ALEMÃ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
Em meados de 2020, entramos em um estado de alerta e uma pandemia foi iniciada, permanecendo em 2021, sem previsão de término. As dificuldades do ensino à distância de forma emergencial afetaram não somente o cotidiano dos alunos, como também dos professores que tiveram de se adaptar de maneira muito rápida a esta nova realidade. Se "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção" (FREIRE, 2003, p. 47), é nítido que o papel do professor em sala de aula é de suma importância para o aprendizado, fazendo com que os alunos possam tornar-se os protagonistas nas aulas, estimulando-os a serem criativos ao criar um diálogo, perceber uma estrutura e realizar uma correção ao colega, sem necessitar de uma aula frontal, na qual o professor passaria a ser o centro. Pesquisas demonstram que a introdução de mídias digitais nos processos de ensino/aprendizagem e o uso de técnicas de gamificação na mediação de saberes funcionam como motor não somente para a motivação e o engajamento para o aprendizado de LE, mas também podem contribuir para o desenvolvimento do letramento digital dos alunos envolvidos (cf. LEFFA, 2014; QUADROS, 2015 e VIEIRA et al., 2018). Nosso objetivo é mostrar a importância e efetividade do uso de ferramentas digitais nas aulas ofertadas pela Casa de Cultura Alemã. Para tornar as aulas mais interativas e para manter os alunos sempre motivados, foi utilizado a plataforma Zoom para as aulas síncronas, Jamboard, Genially e EduPad para atividades interativas, LearningApps para exercícios assíncronos e o livro didático Menschen A1.1, em formato PDF, recursos essenciais para que as aulas em línguas estrangeiras não fiquem monótonas. Neste trabalho, relataremos a experiência do professor bolsista na Casa de Cultura Alemã, durante o período 2021.1, para alunos ingressantes do 1° semestre e como foi importante o seu trabalho com ferramentas digitais para o ensino de língua alemã em tempos de pandemia.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.