O USO DE FERRAMENTAS LÚDICAS COMO AGENTE FACILITADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA.

Autores

  • Marcos Vinicius Melo do Nascimento
  • Renan Lucas da Silva Custódio
  • Camila Pessoa Farias
  • Ícaro Sampaio Viana
  • Antônio Davi Gomes da Silva
  • Emmanuel TeÓfilo Furtado Filho

Resumo

A Aprendizagem Significativa está presente quando uma nova informação aprendida se relaciona a um conhecimento pré-existente na estrutura cognitiva do indivíduo, ou seja, quando o novo conceito aprendido se relaciona com o que o indivíduo já sabe. Termoquímica é a área da Química que estuda os fenômenos físicos e químicos envolvendo transferência de calor, como mudanças de fase e reações de combustão. O Curso Pré-vestibular Paulo Freire é um projeto de extensão localizado na Faculdade de Direito da UFC. O curso tem por objetivo a educação popular, preparando jovens e adultos, oriundos da rede pública de ensino, para provas de vestibulares nacionais e estaduais. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo utilizar uma trilha de perguntas em um jogo online para otimizar o processo de aprendizagem significativa em aulas de Termoquímica em uma turma de pré-vestibular. A metodologia consistiu em uma aula expositiva do assunto de forma síncrona abordando conceitos básicos sempre evidenciando situações do cotidiano do aluno, sempre levantando indagações a respeito da vivência dos alunos. Em seguida, foi preparado um formulário eletrônico em um formato que aparentasse um jogo online do estilo trilha, em que ao acertar a pergunta, o aluno avança para a próxima sessão e, caso erre, retorna para a sessão anterior. Diante disso, o uso de uma jornada lúdica para melhorar o processo de ensino e aprendizagem significativa trouxe grandes contribuições para ambos os lados desse processo: para os discentes e o docente, visto que esse último teve contato com tecnologias digitais para o ensino de Química.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão