O USO DE INTERFACE GRÁFICA E VISÃO COMPUTACIONAL EM PYTHON APLICADA EM EXPERIMENTO DO MUSEU INTERATIVO DA SEARA DA CIÊNCIA

Autores

  • Pedro Florencio de Almeida Neto
  • Jéssica Miranda Abreu Freire
  • Ramon de Souza Sampaio
  • Ednardo Moreira Rodrigues
  • Ilde Guedes da Silva

Resumo

A tecnologia tem se tornado uma das grandes aliadas da educação, estabelecendo-se como uma poderosa ferramenta para disseminação do conhecimento, principalmente após a revolução digital que é presenciada nos tempos atuais. A Seara da Ciência, órgão de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará, busca popularizar a ciência para alunos, professores e visitantes em geral e tem como vertente um salão de experimentos com projetos tecnológicos que buscam despertar o interesse deste público, tendo como lema “é proibido não mexer”. Com o surgimento da pandemia de Covid-19 no ano de 2020, evitar o contato direto com objetos compartilhados, se tornou uma das principais medidas adotadas para combater a propagação do vírus causador da doença. Tendo em vista esse contexto e a necessidade de renovação do experimento que apresenta o cálculo do número pi no salão, foi criado o projeto “Conheça o Pi”, que busca causar uma admiração pela história deste número, através da interação com uma interface gráfica que calcula junto com o usuário o valor do número pi, da mesma forma que Arquimedes calculou, por volta de 240 a.c. Ele une algoritmos de interface gráfica e de visão computacional, área do aprendizado de máquina que possibilita implementar o reconhecimento de imagens. Através das bibliotecas PyQt5 e OpenCV na linguagem Python, foi estruturado o reconhecimento de gestos com a mão, permitindo a interação a distância através de uma câmera, evitando o contato e compartilhamento de teclado e mouse entre os visitantes. O principal componente responsável pela implementação destas tecnologias, foi o Raspberry Pi 4, um microcomputador do tamanho de um cartão de crédito, que viabiliza a criação de projetos com interface gráfica e conexão com periféricos como: teclado, mouse e câmera. O projeto "Conheça o Pi" permite uma imersão na história deste número, com o máximo de interatividade e o menor contato físico possível dos visitantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão