O USO DE TECNOLOGIAS NA TRANSIÇÃO DE CICLOS MÉDICOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADA.
Resumo
A pandemia de COVID-19 provocou mudanças nas formas de aprendizado que alunos utilizavam para suprir suas necessidades no ensino superior público e privado. Essas mudanças resultaram no incremento repentino de novas tecnologias, não utilizadas no ensino presencial. No presente estudo buscou-se compreender quais as tecnologias utilizadas, durante a pandemia, por alunos de medicina em instituições públicas e privadas, em momentos de transição de ciclos no curso. Durante o estudo foi perguntado a 5 alunos do curso de medicina, por entrevista, quais as tecnologias incorporadas em seu estudo acadêmico durante a pandemia. O aluno que entrou na graduação médica durante a pandemia, em uma universidade pública, relatou que a utilização de aplicativos de visualização 3D de peças anatômicas, além do uso de ferramenta de reunião online o auxiliaram. O estudante de transição do ciclo básico para o clínico, em uma universidade pública, relatou o uso de aplicativos de reunião online e de vídeos e áudios no estudo da ausculta cardiopulmonar. O discente de transição do ciclo básico para o clínico, em uma universidade privada, relatou o uso de plataformas para reunião online, arquivos PDF e plataformas de comunicação instantânea para o armazenamento e organização de arquivos compartilhados. O estudante em transição do ciclo clínico para o internato, de universidade pública, relatou o uso de flashcards e de plataformas interativas no estudo da clínica médica, com imagens e vídeos de procedimentos. O estudante em transição do ciclo clínico para o internato, de universidade privada, relatou o uso de plataformas de reunião online, além de aplicativos voltados para o aprendizado de condutas na prática médica. As descrições dos entrevistados revelam que houveram diferentes inserções de tecnologias entre as instituições públicas e privadas e entre ciclos, além de semelhanças na causa da utilização de tecnologia, grande parte voltada a suprir lacunas deixadas pelo ensino presencial.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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