OFICINAS PEDAGÓGICAS DE ESCRITA ACADÊMICA E OS DIFERENTES ESTILOS DE APREENSÃO COGNITIVA NO CONTEXTO PANDÊMICO.
Resumo
A inserção no ambiente acadêmico traz consigo variadas dificuldades a serem superadas, particularmente em um período pandêmico, no qual as alternativas buscam atingir efeitos positivos na aprendizagem de forma remota. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho visou a descrição do avanço pedagógico na escrita dos alunos matriculados no minicurso de Qualificações, ofertado pelo Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica (LEA). O aperfeiçoamento progressivo dos estudantes foi avaliado com base na exposição de materiais pedagógicos com diversos gêneros (vídeos, slides, artigos, gráficos) e, posteriormente, na caracterização da dinâmica entre assimilação de letramentos acadêmicos e disposição de ferramentas de ensino que privilegiam variados estilos cognitivos. Os dados oriundos dessa oficina foram agrupados em categorias de análise. Os resultados apresentaram que os alunos se sentem mais dispostos ao aprendizado da escrita quando o material de ensino é elaborado para os diversos estilos cognitivos que podem surgir. Sendo assim, as ferramentas pedagógicas heterogêneas deram a oportunidade de um entendimento mais eficiente para alunos que, por exemplo, se desenvolvem melhor com conteúdo disponibilizado em vídeos ou mapas mentais. A postagem dos materiais foi feita por meio da plataforma Google Classroom, bem como a disponibilização de um espaço para dúvidas e sugestões. Esses resultados não seriam possíveis sem a contribuição de uma bolsa da Pró-Reitoria de Extensão PREX/UFC, o que possibilitou o nosso trabalho no Projeto LEA.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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