OS TORNEIOS DE DEBATE E A ADAPTAÇÃO DO MODELO AO DISTANCIAMENTO.

Autores

  • Carlos Eduardo Sousa da Silva
  • Vinicius de França Gomes Franco
  • Maria Eduarda Café Fernandes Monteiro
  • Jose Candido Lustosa Bittencourt de Albuquerque

Resumo

Em 2010, a Sociedade de Debates da UFC foi fundada e trouxe, firmando-se como a pioneira no Brasil, o Movimento de Debates para o país, utilizando como metodologia o modelo mundialmente reconhecido e aplicado do Parlamento Britânico, com o foco no público universitário. Desde então, um dos pilares do projeto é difundir a cultura de debates por todo o país, bem como representar o Brasil nesta modalidade internacionalmente. Com o estabelecimento do movimento ao longo dos anos, hoje é possível encontrar diversas Sociedades de Debates espalhadas pelo país, as quais participam de torneios organizados pela SdDUFC, além de organizarem seus próprios, que contam com a presença de debatedores da UFC, sempre em destaque. Durante os últimos quase dois anos, esse cenário passou por algumas modificações para se adaptar ao contexto pandêmico. Essa situação possibilitou o aumento da frequência de participação dos debatedores da Sociedade de Debates da UFC em campeonatos organizados por SdDs de todo o país, até mesmo por sociedades internacionais. Mesmo com esse aumento, a SdDUFC se mantém como mais tradicional e premiada casa de debatedores do país, sagrando-se a melhor Sociedade de Debates no campeonato Open Brasil, organizado pelo Instituto de Debates Brasileiro (IBD), torneio no qual também conquistamos o título de Dupla Campeã. Além deste, a Sociedade de Debates da UFC também esteve presente em diversos outros campeonatos de relevância, inclusive, internacional, como o World Universities Debating Championship (WUDC), que é o campeonato mundial de debates, realizado em inglês, bem como o Campeonato Mundial Universitario de Debate en Español (CMUDE). Sabendo de tudo isto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a adaptação dos Torneios de Debate ao formato virtual, assim como o desempenho de nossos debatedores. Observa-se, por fim, que a proposta do projeto é formar debatedores críticos e participativos, sendo que, ambas as realizações se mostram inteiramente viáveis.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão