PENSAMENTOS DECOLONIAIS, ESTUDOS SOBRE FEMINISMOS E RELAÇÕES RACIAIS: A INTERSECCIONALIDADE E AS EXPERIÊNCIAS ENQUANTO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS EM PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA

Autores

  • Tatiana de Souza Santos Neves
  • Anderson Moraes Pires
  • Fernanda Bravo Rodrigues
  • Geovana Dara Pereira de Olivera
  • Aluisio Ferreira de Lima

Resumo

O trabalho apresentado refere-se às experiências vividas durante a 2ª edição do Curso de Extensão: Estudos Interseccionais em Psicologia Social Crítica: raça, gênero e sexualidade promovido pelo Paralaxe: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica, realizado no período de 12 de fevereiro à 25 de junho de 2021. O curso teve como principal objetivo articular discussões acerca dos processos de violência, assujeitamento e perda de direitos, tendo em vista os marcadores de raça, gênero e classe à luz da Psicologia Social Crítica, estudos feministas e pensamentos decoloniais. Enquanto método, adotou-se a união entre aulas teóricas, relatos de experiências e oficinas, uma vez que ambicionava-se convidar o público participante a experimentarem outras formas de acessar e produzir conhecimento a partir de outros vieses que pudessem transportá-las (los) para além do esforço da compreensão cognitiva que as aulas teóricas mais tradicionais costumam adotar. Nesse sentido, buscou-se incentivar os participantes a produzir as suas análises a partir de um olhar interseccional, caracterizado enquanto uma ferramenta metodológica que observa, examina e compreende as múltiplas opressões que podem incidir sobre os corpos e as experiências dos sujeitos. Percebeu-se que a metodologia adotada, situada entre o conhecimento e o afeto, promoveu o surgimento de um olhar mais sensível sobre as relações de aprendizado e a realidade à qual se pertence. Conclui-se que a metodologia baseada nos eixos propostos pelo curso tornou o processo de reflexão e aprendizagem mais amplo e complexo na compreensão das diversas opressões sofridas por pessoas subalternizadas. Por fim, a Coautora: Fernanda Bravo Rodrigues, agradece à FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pelo financiamento desta pesquisa.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão