PENSANDO O BRASIL RECENTE E A DOCÊNCIA: CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Autores

  • Sabrina Kelly Santos Lima
  • Danyelle Nilin Goncalves

Resumo

“Pensando o Brasil recente: ciclo de debates em escolas públicas” é um projeto voltado para questões atuais do país que se interligam diretamente com os impactos gerados na educação. Ao viver momentos de intensa pressão política e de grupos sociais de elite conservadora, que tentam constantemente descredibilizar o valor da educação, os educadores, em função de sua profissão, são postos nesse lugar de maior atenção e cuidado na construção de argumentos que sejam fortes o bastante para não deixar morrer o elemento de maior transformação social da história, a saber, a educação. O projeto tem como objetivo a capacitação de profissionais do ensino básico para um melhor desenvolvimento de temas de fundamental importância em sala de aula. Com maior participação de professores das ciências humanas, o projeto atua através de debates em torno da democracia, das desigualdades sociais, dos impactos causados pela reprodução de Fake News, dentre outros temas fundamentais para tornar a didática dos professores mais dinâmica e acessível aos alunos. Como os debates ocorrem ainda de forma remota devido à pandemia, os encontros são mensais, através do Google Meet e são debatidos um novo tema apresentado para os inscritos. Semanas antes do debate, são enviadas obras específicas para que os cursistas estudem antes dos encontros, e assim as discussões se dão de forma mais participativa produtiva. O curso se apresenta como segundo ciclo de debates desde o ano de 2020, contando com um total de 111 inscritos, número duas vezes maior que os do ano passado. Há, portanto, maior espaço de interação entre professores e alunos, e como consequência disso, um espaço com ótimas participações e acréscimos dos integrantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão