PERCEPÇÃO COMPARATIVA DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR XII DE MAIO ACERCA DOS IMPACTOS DAS METODOLOGIAS DE ENSINO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Carina de Sousa Santiago
  • Valeria Goes Ferreira Pinheiro

Resumo

O Curso Pré-vestibular XII de Maio, projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFC, atendia, pelo ensino presencial (EP), mais de 500 alunos da rede pública anualmente. Desde a crise sanitária de Covid-19, com a necessidade do distanciamento social, o projeto se adaptou à metodologia do ensino à distância (EaD). Objetivos: obter informações a respeito da percepção dos alunos sobre a aprendizagem por intermédio das metodologias de ensino presencial versus remoto na preparação para o vestibular. Método: aplicação de um questionário on-line aos matriculados no Curso em 2021 para a avaliação comparativa entre os dois métodos de ensino, analisando aspectos relacionados à saúde mental, condições financeiras, ambiente de estudo, acesso aos conteúdos entre outros itens. Resultados: tivemos 57 respondedores. Em relação aos aspectos avaliados, foi notável a avaliação negativa do ensino remoto em relação ao ensino presencial em todos os aspectos avaliados. Os principais fatores levantados pelos entrevistados para explicar a avaliação negativa foram: piora da saúde mental (56,1%), aumento da procrastinação (52,6%), local de estudo inadequado (47,4%), acentuação do convívio familiar conflituoso (40,4%), dificuldade de acesso aos conteúdos (31,6%) e dificuldades financeiras agravadas (21,1%) pela metodologia à distância. Conclusão: a maioria dos respondedores relatou diminuição da qualidade do estudo com o modelo EaD em relação ao modelo presencial. Destaca-se que os alunos são oriundos da rede pública de ensino, cujos fatores socioeconômicos podem influenciar as dificuldades encontradas. Salienta-se ainda que, mesmo com as dificuldades na manutenção do ensino remoto, as atividades do projeto continuaram de maneira ininterrupta durante a pandemia, reforçando o papel do Curso XII de Maio como importante democratizador do acesso ao ensino superior.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão