PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE AS POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA FERRAMENTA PODCAST COMO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.
Resumo
Diante da pandemia, sobreveio a necessidade de suprir a ausência transitória das extensões tradicionais e divulgar conhecimento com embasamento científico para a população, oportunizando a criação do Podcast A Ideia Inspirada, pela Liga do Pulmão e Medicina Intensiva da UFC (LPMI). Apesar de suas potencialidades, é possível que a elaboração e execução de tal projeto seja desafiadora para os estudantes da área médica. O objetivo do estudo foi mensurar a percepção dos membros da LPMI e de outras ligas acadêmicas acerca das potencialidades e dos desafios enfrentados ao se valer do Podcast como projeto de extensão ou ensino, e compreender em quais aspectos ele pode ser mais bem explorado. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Foi elaborado um questionário no Google Formulários, sendo respondido por 23 alunos, entre o segundo e o oitavo semestres do curso de Medicina, membros de três ligas acadêmicas que também possuem Podcasts, contendo perguntas sobre suas aptidões e dificuldades ao gravar os episódios, envolvendo definição do especialista convidado, elaboração do roteiro, gravação da entrevista, edição do áudio e divulgação nas redes sociais. Evidenciou-se que 95,2% dos alunos consideraram o Podcast uma ferramenta desafiadora, por exigir habilidades de comunicação e trabalho em equipe, e 85,3% concordaram total ou parcialmente ser a gravação uma prática com a qual possuem pouca familiaridade. Ademais, todos os alunos participam de, no mínimo, dois projetos extracurriculares, e 71,4% concordam totalmente ser difícil a dedicação ao Podcast sem prejuízo acadêmico. Assim, o potencial do Podcast na educação médica, apesar de promissor, ainda é subestimado. Espera-se que os resultados do estudo aumentem a percepção dos estudantes de medicina quanto à relevância de se dedicar a projetos que aperfeiçoem suas aptidões e agreguem valor à sociedade, otimizando sua rotina estudantil diante dos desafios supracitadosPublicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.