PERCEPÇÃO DE PETIANOS RECÉM-INGRESSOS SOBRE A ATIVIDADE DA CONSTRUÇÃO DE UM GUIA DE HORTA VERTICAL
Resumo
A educação ambiental (EA) tem como princípios o respeito à natureza e a criação de hábitos mais sustentáveis. Assim, a construção de hortas verticais pode ser uma atividade de EA que beneficia não só na otimização da utilização de espaços, mas também estimula a criatividade, respeito a natureza, e a adesão de hábitos sustentáveis. O Programa de Educação Tutorial de Biologia desenvolve ações de extensão relacionadas à EA em espaços formais e não formais de ensino (@GEEDUCA). Esse trabalho objetiva analisar como foi a percepção de três petianos recém-ingressos sobre a experiência na elaboração de um guia para a construção de uma horta vertical em uma ação de extensão em parceria com um projeto de EA do @GEPENCI e atendendo demandas específicas de professores de uma escola pública do município de Fortaleza. Para fazer essa análise, foi utilizado um formulário, com perguntas sobre autoavaliação, avaliação do trabalho em grupo, dificuldades impostas pelo formato remoto, percepção da contribuição dessa atividade para a escola e possibilidade de fazer mais atividades como essa. Para apenas um dos participantes, essa não foi a primeira atividade prática no grupo PET. Dois dos participantes avaliaram sua participação como “muito boa” e um, como “boa”, todos avaliaram o trabalho em grupo como “muito bom”. Em relação ao formato remoto, todos concordaram que presencialmente a atividade teria sido mais efetiva, mas que não tiveram grandes dificuldades em trabalhar de forma virtual. Porém, acreditam que a atividade contribuiu positivamente para a escola e afirmam que fariam outras atividades como essa. No geral, a atividade de elaboração do guia da horta vertical agregou os petianos recém-ingressos, pois houve um engajamento tanto pessoal como coletivo, mesmo com as limitações impostas pelo trabalho remoto. Ademais, estes vivenciaram uma ação de extensão pela qual se constroem caminhos para desenvolvimento de espaços formativos, como na escola em que a ação foi desenvolvida.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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