PERFIL DE INTERESSE EM EVENTOS SOBRE PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL ENTRE UNIVERSITÁRIOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

  • Tainan Paula Lima
  • Erivan de Olivindo Cavalcante
  • Claudênia Costa Praciano
  • Paulo Rodrigues Nunes Neto

Resumo

Introdução: A Liga de Psiquiatria e Saúde Mental-LPSM é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará-UFC que, dentre outras atividades, atua na difusão de informações científicas junto à comunidade discente e profissionais de saúde. Eventos e cursos representam oportunidade para aumento do conhecimento e diminuição do estigma sobre os transtornos mentais. Na perspectiva de autoavaliação crítica das ações extensionistas, é importante conhecer as necessidades e interesses sobre psiquiatria e saúde mental no público beneficiado pela LPSM. Objetivo: conhecer as categorias de atividades, horários, temas e metodologia de ensino preferenciais entre estudantes e profissionais de saúde. Metodologia: A LPSM disponibilizou formulário eletrônico com perguntas objetivas para os participantes de atividades da LPSM, como também nas redes sociais em que divulga informações científicas. A participação foi voluntária e anônima. Dados foram expressos em estatística descritiva. Resultados: A amostra final consistiu em 47 respondentes, com idade média de 28 anos e predomínio feminino (61,7%). Os cursos que fornecem noções introdutórias (38,3%) foram o tipo de evento de extensão de maior interesse. As cargas-horárias preferenciais foram 20h (31,9%) e 40h (27,7%), distribuídas preferencialmente no turno da noite por 83% dos participantes. Transtornos Mentais (87%) e Psicopatologia (58%) são os temas de interesse mais mencionados. Mais de dois terços dos participantes reportaram se adaptar melhor a aulas expositivas e priorizar o ensino à distância (63%). Conclusão: Observou-se maior preferência por cursos de curta duração noturnos, sobretudo a respeito de Transtornos Mentais e Psicopatologia. A pandemia de COVID 19 pode ter influenciado interesse em atividades à distância. Preferência por aulas expositivas suscita reflexão acerca de métodos de ensino nos cursos de extensão da UFC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão