PODCAST COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HARD SKILLS E SOFT SKILLS POR ALUNOS DA GRADUAÇÃO.
Resumo
Em tempos pandêmicos a relação ensino-aprendizagem deve ser repensada, é necessário criar novos atrativos para que os alunos continuem motivados e desenvolvam habilidades. Essas habilidades constituem dois grandes grupos, as soft skills que estão diretamente ligadas às experiências psicossociais e as hard skills que estão ligadas às habilidades técnicas. O ideal é que os formandos possuam um equilíbrio entre o domínio dos dois conceitos, abrindo espaço para um nova forma de desenvolvimento dessas habilidades durante a graduação, a criação de podcasts. O estudo objetivou analisar o desenvolvimento de habilidades por parte dos alunos ingressantes da disciplina de Introdução à Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará após à elaboração de um áudio em formato podcast sobre temáticas relativas à Engenharia de Alimentos e afins. Para o desenvolvimento do podcast é preciso possuir habilidades técnicas (edição de áudio e criação de material para divulgação) e habilidades sociocomportamentais (trabalho em equipe, liderança, capacidade de resolução de problemas) que são exploradas durante as fases de produção, como: definição do tema, contato com o entrevistado, roteirização, gravação e edição de áudio. Ademais, quando comparadas as habilidades dos alunos antes e depois da produção do podcast, eles apontaram que habilidades como: comunicação, liderança, trabalho em equipe, edição de áudio, roteirização e organização sofreram melhoras. Após a produção do podcast, 42 alunos responderam a um formulário online, no qual 97,62% dos alunos vêem o podcast como uma ferramenta auxiliar no ensino superior, 95,24% dos alunos vêem o podcast como fonte para adquirir ou rever conteúdo e 92,86% dos alunos afirmam que o podcast ajudou a desenvolver habilidades. Ao fim da atividade o podcast foi avaliado como muito bom para 33,33% dos alunos e excelente para outros 47,62%. Constatando assim, a importância do podcast para o desenvolvimento de habilidades em tempos pandêmicos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.