PRÁTICAS DE DIVULGAÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS DA CONTEXTUS - REVISTA CONTEMPORÂNEA DE ECONOMIA E GESTÃO

Autores

  • Gabriela Damasceno Dias
  • Ana Beatriz Magalhães Carvalho
  • Carlos Eduardo Félix
  • Alane Siqueira Rocha
  • Márcia Zabdiele Moreira
  • Diego de Queiroz Machado

Resumo

A Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão é um periódico da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC/UFC) que tem como missão interagir com diferentes públicos e instituições das áreas de conhecimento da Economia, Administração, Ciências Contábeis e áreas afins, tanto em nível nacional como internacional, para divulgar, disseminar e fomentar a produção científica nesses respectivos campos. Buscando reduzir a distância entre o público acadêmico e a revista, para o ano de 2021 foi definido como um dos objetivos em seu planejamento o fortalecimento do uso de mídias sociais como ferramenta estratégica para ampliar o acesso à página oficial da revista e aos artigos publicados. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo descrever as práticas de divulgação de postagens da Contextus e seus principais impactos. Foram definidos três critérios para divulgação das postagens: calendário de publicação, paleta de cores e linguagem própria ao público. No calendário de publicação, foram observados o tipo de postagem, periodicidade e horário de publicações. Quanto à paleta de cores, a padronização e harmonização se deu em conformidade com cores utilizadas na logo da revista. Na linguagem, a faixa etária foi priorizada em detrimento ao grau de instrução. A interação se apresentou através de uma maior proximidade entre o público e a revista e da humanização do conteúdo obtida a partir da criação de postagens sobre datas socialmente importantes, temas relacionados à revista e publicação de artigos científicos, além da possibilidade de o usuário expressar seu ponto de vista acerca da postagem através dos comentários. Destaca-se o aumento de perfis que visualizaram as publicações: 57,5% no intervalo de 23 de maio a 23 de agosto, gerando um aumento de 28,10% de seguidores neste período. Comparando ao período de 22 de fevereiro a 22 de maio, teve-se um aumento de 304% em termos de alcance em contas que não seguiam o perfil da revista.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão