PRÁTICAS SOCIAIS DA JUVENTUDE NA PANDEMIA DE COVID-19 E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA.
Resumo
Em meio ao contexto da pandemia de COVID-19, realizamos modificações no estilo da vida cotidiana, dentre elas: o distanciamento social, o uso de máscaras e a lavagem com mais frequência das mãos. Tais cuidados sociais seguem e são fundamentais para a proteção de toda sociedade exposta ao vírus. No mundo da escola, também ocorreu adaptações das práticas educacionais: aulas presenciais, logo, se transformaram em aulas virtuais. Em pesquisas PREX/PIBIC (2020) ao focalizarmos práticas sociais da juventude do campo e da cidade realizadas no momento inicial da pandemia de Covid-19, detectamos ferramentas digitais utilizadas pelos educandos, mas pouco exploradas no ensino de Geografia. O objetivo da pesquisa foi desenvolver um material didático virtual para o diálogo de educadores e educandos com o ensino de Geografia Para isso, a pesquisa em websites e redes sociais foi fundamental para sistematizar a produção da Cartilha intitulada: tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino de Geografia. Com o uso do instrumental do educando (smartphone) e ferramentas digitais como WhatsApp, Instagram, Spotify e YouTube dentre outras, apresentamos novas perspectivas para o ensino de Geografia com o uso de tecnologias digitais. Para além da elaboração do material didático pedagógico, está projetada a execução de oficinas para a socialização do conteúdo produzido na cartilha para escolas do campo e da cidade. Assim, esta produção contribui para uma abordagem associada ao uso de tecnologias digitais e que poderá ser continuada no período pós-pandemia.Publicado
2021-01-01
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XXX Encontro de Extensão
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