PROCESSO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO VISUAL DO PROJETO FIGURARTE

Autores

  • Vitoria de Mesquita Sousa Lima
  • Francisco Aleson de Pinho Silva
  • Syomara dos Santos Duarte Pinto

Resumo

O projeto FIGURARTE é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, situado no Instituto de Cultura e Arte e que tem como objetivo promover e desenvolver atividades de extensão voltadas para o figurino e para a moda. O projeto teve início a partir de doações de duas figurinistas de Fortaleza. O acervo seria utilizado pelo curso e pelo Instituto de Cultura e Arte como um todo. A doação transformou-se em no projeto de extensão e funciona de forma sistemática, contemplando a comunidade acadêmica. Os estudantes usufruem do acervo de maneira que utilizam as peças em produções acadêmicas. O presente trabalho trata do processo de desenvolvimento da comunicação visual do projeto de extensão FigurArte, das pesquisas e referências usadas; tais como a Bauhaus, obras do pintor Piet Mondrian e peças criadas pelo estilista Yves Saint-Laurent. A partir dessas referências, foram escolhidas as formas, as cores para aplicação do logotipo em itens de comunicação que necessitem da identidade do referido Projeto de Extensão. Como metodologias foram realizadas pesquisas bibliográficas; sobre comunicação visual, psicologia das cores e sobre as peças que serviram de inspiração para a criação; e foram feitas pesquisas documentais que serviram de fonte para a logo, a escolha da paleta de cores e da tipografia. Ao final da pesquisa se concluiu que a criação de uma comunicação visual forte e atemporal seria fundamental para o projeto, com o uso de cores primárias e formas geométricas, pois formaria uma logo concreta, com a qual conseguiríamos nos comunicar com o público, reforçando a identidade do projeto com a utilização cotidiana em mídias sociais, impressões, trabalhos e acessórios de uso do projeto bem como em outros meios que possam surgir no universo digital.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão