PROCESSOS GRUPAIS NO AMBIENTE VIRTUAL EM CONJUNTO COM OS POVOS INDÍGENAS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Resumo
O projeto é uma ação junto às populações indígenas no Ceará que se encontram em um momento de fragilidade com a pandemia de Covid-19, além de enfrentamento ao PL 490/21 e ao Marco Temporal, o que exige ainda mais luta e mobilização. Tem como parceria o curso de Licenciatura Intercultural Indígena-KUABA, e o Laboratório de Psicologia Ambiental-LOCUS. O projeto se justifica a partir da necessidade do trabalho junto aos povos indígenas ṕara o suporte na pandemia de Covid-19, além de contribuir com a formação profissional em Psicologia, possibilitando debates sobre as questões dos povos originários. O objetivo é gerar instrumentos e materialidades que possam colaborar na difusão e divulgação respeitosa da cultura indígena, privilegiando as vozes dos mais velhos e seus pontos de vista, além de favorecer a troca intergeracional. O embasamento teórico parte das discussões realizadas pelos campos da Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Ambiental e da Teoria do Bem Viver. Foram realizadas rodas de conversas virtuais com participação de professores indígenas das etnias Potyguara, Tremembé, Jenipapo-Kanindé, Tabajara, Tapeba e Kanindé, a criação de um perfil no Instagram com divulgação de materiais e outros eventos produzidos e participação de entrevistas para a universidade, construindo novas redes de diálogos. Ademais, o aprofundamento das discussões a respeito da ancestralidade, do luto pela Covid, do território e sua importância para os povos originários gerou uma contribuição que transborda seus limites a partir de uma roda aberta sobre as trajetórias das mulheres indígenas que tem liderado lutas e simbolizado a resistência de seus povos. Conclui-se que um espaço para o diálogo entre os diferentes povos, suas questões e suas dores, bem como suas lutas, tem sido importante para o fortalecimento dos povos originários no Ceará, que como os povos indígenas no Brasil, tem sua existência ameaçada.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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