PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM REANIMAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA PEDIÁTRICA: 2 ANOS DE EXPERIÊNCIA PROMOVENDO EDUCAÇÃO PARA A POPULAÇÃO
Resumo
INTRODUÇÃO: O manejo inicial de pacientes pediátricos em situações de emergência, como parada cardiorrespiratória e obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE), é essencial para aumentar as chances de sobrevivência e reduzir sequelas. Entretanto, percebe-se que o conhecimento da população local sobre isso ainda é insuficiente. Por isso, o Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória Pediátrica (PERC-PED) foi fundado, em 2019, com o objetivo de promover educação para estudantes, profissionais de saúde e população leiga em suporte básico de vida (SBV) e primeiros socorros da população pediátrica. OBJETIVO: Relatar a experiência de 2 anos do PERC-PED e enfatizar a importância de projetos educacionais que disseminem conhecimento e treinamento no cuidado inicial em emergências pediátricas. MÉTODO: Consiste em um relato das atividades realizadas pelo PERC-PED desde a sua criação. O programa ofereceu treinamento teórico-prático em SBV e OVACE pediátricos para não profissionais e trabalhadores da área da saúde, por meio de simulações teórico-práticas usando manequins, assim como aulas teóricas abordando as principais emergências pediátricas. RESULTADOS: Em 2 anos, o PERC-PED treinou 2.429 pessoas de diferentes idades, profissões e níveis educacionais do Ceará e de outras regiões do Brasil. 402 indivíduos, 75 deles profissionais da saúde, participaram das atividades teórico-práticas em SBV e OVACE pediátricos. Além disso, durante o período da pandemia de COVID-19, 2.027 pessoas foram treinadas por meio de um curso on-line em tópicos relacionados a emergências pediátricas comuns, como trauma, violência doméstica e intoxicação. CONCLUSÃO: A educação em emergências pediátricas realizada pelo PERC-PED tem um papel importante na disseminação de conhecimento sobre como reconhecer e oferecer o cuidado inicial a essas situações para pessoas leigas e profissionais da saúde, especialmente relevante em um local onde não há um treinamento adequado da população.Publicado
2021-01-01
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Seção
XXX Encontro de Extensão
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