PROGRAMA DE REABILITAÇÃO A PACIENTES COM DISFUNÇÕES DO ASSOALHO PÉLVICO
Resumo
INTRODUÇÃO: As disfunções do assoalho pélvico (DAP) englobam a bexiga hiperativa, prolapsos dos órgãos pélvicos, disfunções sexuais, disfunções anorretais e incontinência urinária. Segundo a Organização Mundial de Saúde, as DAPs constituem um importante problema de saúde pública, acometendo milhões de pessoas por todo o mundo, das quais 11% precisam realizar alguma cirurgia. OBJETIVOS: O Programa de Reabilitação a Pacientes com Disfunções do Assoalho Pélvico (PREDAP) possui como objetivo a interação e o cuidado ao paciente com DAPs desde o atendimento ambulatorial até o cirúrgico. METODOLOGIA: O PREDAP auxilia o paciente em todo o seu seguimento. Nos ambulatórios, busca conscientizar, reeducar e reabilitar pacientes com algum tipo de DAP por meio de abordagens educativas, esclarecendo as dúvidas sobre a disfunção, apoiando e tranquilizando sobre a possível realização de uma cirurgia. Os participantes do projeto acompanham a realização de procedimentos de reabilitação, como a manometria e o biofeedback. No âmbito cirúrgico, os membros do PREDAP assistem os procedimentos e interagem com a equipe cirúrgica, proporcionando a aquisição de conhecimentos. No pós-cirúrgico, os pacientes são orientados sobre prováveis mudanças no estilo de vida, recebendo o suporte necessário para que essas mudanças aconteçam da melhor forma possível. RESULTADOS: O projeto ainda está em execução e os dados ainda estão sendo elaborados e coletados. No entanto, percebe-se que o apoio adequado aos pacientes com DAP é capaz de trazer melhoras significativas para a qualidade de vida física e psicológica. CONCLUSÃO: Projetos como o PREDAP que busquem auxiliar o paciente em toda a sua extensão são indispensáveis para que os pacientes entendam suas doenças como um todo, resultando no melhor prognóstico possível. Ademais, o PREDAP é crucial para os acadêmicos, pois durante a realização das atividades, ocorre a aquisição de conhecimentos que não são tratados com tanta ênfase durante a graduação.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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