PROJETO AEE PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA FACED: APOIOS, SERVIÇOS, LIVES E PRÊMIOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Adna Lemos de Assis
  • Francisca Geny Lustosa

Resumo

Presente trabalho socializa a ação extensionista "AEE para Alunos com Deficiência do Ensino Fundamental e Superior de Fortaleza", que devido ao contexto da Covid-19, continuou sendo realizada por meio das tecnologias do campo virtual. Mencionado projeto visa oferecer apoio à acessibilidade, aprendizagem e inclusão aos estudantes com deficiência, sendo realizado a 1(um) graduando com Paralisia Cerebral da UECE e a 5 graduandos da FACED/UFC (autistas, deficiência auditiva, deficiência visual). A ação estabelece colaboração com o Grupo Pró-Inclusão, coordenado pela dra Geny Lustosa. A metodologia utilizada é a intervenção psicopedagógica e acompanhamento dos sujeitos, provendo apoios, mediações,sendo procedidos pela bolsista e membros voluntários (mestrandos e doutorandos do PPGE/FACED). Dessa forma, com fundamento nos Estudos de Caso de cada estudante, realizamos atividades, elaboramos recursos e práticas pedagógicas. Cabe destacar, que com a continuidade da pandemia organizamo-nos por meio remoto e utilizamos as tecnologias e redes sociais: utilizamos o instagram para atuar na formação dos professores das redes de ensino,com publicações sobre Educação Especial/Inclusiva, elaboração e indicação de materiais para estudantes e profissionais, além de lives e a formação de um grupo de estudos online. Os atendimentos aos estudantes se deram, via Google Meet e WhatssApp. Os estudantes apoiados manifestaram resultados satisfatórios e afirmam que o apoio foi fundamental para a "adaptação" no ensino remoto. Dentre as atividades, realizamos: assessoria sobre educação inclusiva à estudantes e professores, formação via WhatsApp de 250 professores, elaboração de materiais, cursos e outras ações. Em conclusão, destacamos a relevância desta ação, que mesmo com uma conjuntura complexa, continuou com excelência. Por isso, desde 2013 esse projeto é reconhecido e recentemente, nossa coordenadora foi mencionada como referência na área em um material organizado e publicado pelo STF.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão