PROJETO “NÓS PROPOMOS”: AS MÚLTIPLAS ABORDAGENS DO ENSINO GEOGRÁFICO CIDADÃO EM CONTEXTO URBANO

Autores

  • Solleny Ketlen do Nascimento Silva
  • Cristiane Cavalcante Conde Lima
  • Wesley Tavares Fernandes
  • Emanuelton Antony Noberto de Queiroz
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumo

A educação geográfica cidadã consiste na abordagem dos conteúdos da Geografia nos processos de ensino e aprendizagem relacionados, também, às temáticas ligadas ao exercício da cidadania. Dessa forma, o projeto “Nós Propomos”, surge da necessidade de mobilizar os estudantes e exercitar seu debate, diagnóstico e criação de soluções para as problemáticas do meio urbano. Na EMTI Álvaro Costa, o projeto trabalha o fortalecimento da participação social, sensibilizando pais, alunos, gestão escolar e comunidade. O objetivo é incentivar a participação dos estudantes da educação básica nas decisões sobre a gestão da cidade e colocá-los como sujeitos ativos na busca de soluções para os problemas urbanos identificados no bairro onde a escola está localizada. Dessa maneira, buscou-se desenvolver a análise do espaço escolar e de seu entorno, mobilizando os estudantes e professores da escola, lócus desta ação, no sentido de planejar práticas de educação geográfica transformadoras da realidade local. A metodologia utilizada seguiu os passos contidos no Manual do Projeto Nós Propomos. Somado a isso, foram realizadas reuniões de contato com escola, de apresentação do projeto, de sensibilização dos alunos, com apresentação de slides no Google meet, formação de grupos colaborativos, identificação do problema e levantamento bibliográfico/documental. Sabendo a importância do protagonismo na construção do conhecimento e de uma cidadania ativa, o desenvolvimento e execução do projeto resultou no engajamento dos alunos, no estudo de material teórico pertinente à temática central, no estudo de caso e no protagonismo dos estudantes na solução de problemáticas do contexto urbano. Em resumo, depreende-se que por meio deste trabalho pôde-se perceber que a abordagem da educação geográfica cidadã aplicada ao contexto urbano, sob o prisma do projeto Nós Propomos, instigou os estudantes a conhecerem a história citadina, indo além do debate e construindo criticamente a percepção de direito à cidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão