REALIZAÇÃO DO PROJETO BIOLOGIA MOLECULAR NAS ESCOLAS: UM NOVO CONCEITO DE APRENDIZAGEM NO CENÁRIO DE ENSINO REMOTO

Autores

  • Izabell Maria Martins Teixeira
  • Francisco Luanderson Barbosa Rodrigues
  • Jacó Victor Dantas Freire
  • Larissa da Silva Marçal
  • Vinícius Díogenes Magalhães
  • Ramon Roseo Paula Pessoa Bezerra de Menezes

Resumo

É notório o uso de metodologias lúdicas na área da educação para melhorar o aprendizado e torná-lo mais didático e prazeroso. Dessa forma, pensando na melhor aprendizagem dos alunos, o PET/UFC - Farmácia desenvolveu o projeto “Biologia Molecular Nas Escolas: Um Novo Conceito de Aprendizagem”. Trata-se de um projeto realizado em escolas particulares e públicas, que tem como objetivo promover um curso de biologia molecular para alunos do ensino fundamental e do ensino médio. Para o seu desenvolvimento é realizado, primeiramente, um pré-teste que avalia conhecimentos prévios sobre o tema a ser abordado, em seguida são ministradas aulas pelos próprios alunos do PET/UFC - Farmácia e, posteriormente, é feito um pós-teste com as mesmas questões do pré-teste, para avaliar a evolução da aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, o curso tem uma carga horária de 8 horas, em que a cada dia é realizada uma frequência e, se o aluno estiver presente em, pelo menos, 75% das aulas há a disponibilização de um certificado. Ademais, esse projeto ocorre anualmente, presencialmente. No entanto, nos anos 2020 e 2021 foi necessário adotar o formato virtual, devido à pandemia de COVID-19, em que foi utilizada a plataforma “Google Meet” para a realização das aulas. As edições de 2020 e 2021.1 ocorreram na escola Darcy Ribeiro com alunos do 3º ano do ensino médio. O objetivo deste estudo foi avaliar o aprendizado dos alunos no semestre 2021.1. Essa edição contou com a presença de 42 estudantes, que mostraram-se bastante interessados pelo conteúdo abordado e foram muito participativos. Obteve-se como resultado um aumento significativo de acertos na aplicação do pós-teste após a realização das aulas, visto que se obteve uma média de 17,91% a mais de acertos no pós-teste. Destarte, foi uma experiência de extrema relevância, visto que contribuiu com a aprendizagem dos alunos da instituição contemplada, bem como com o desenvolvimento de novas habilidades e a oportunidade de lecionar aos petianos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão