REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM APLICADO À INDÚSTRIA DE PETRÓLEO

Autores

  • Alina de Oliveira Cunha
  • Narelle Maia de Almeida

Resumo

Na era da informação busca-se a comunicação e a atualização no contexto do ciberespaço pelas redes sociais. Com o crescimento tecnológico, há uma necessidade de novas formas de aprendizado que englobem estes novos meios de tecnologia. A utilização das redes sociais como plataformas de ensino é uma opção de compartilhamento de informação que, por sua vez, pode ser utilizada em qualquer área. Por conseguinte, o capítulo estudantil da Associação Americana de Geólogos do Petróleo (AAPG) da UFC usufruiu dessa tecnologia para levar conhecimento sobre Geociências ao público alvo. O presente trabalho tem como objetivo fazer uso das redes sociais como um elemento de construção de conhecimento sobre a indústria petrolífera, sobretudo sobre as atividades de exploração, desenvolvimento e produção, através de publicações e vídeos. Para aprimorar o desempenho e a compreensão das temáticas foi utilizado o programa Canva – Editor Gráfico – que permitiu criar as artes dos layouts de ID da página, do ‘Você Sabia?’ e do Quiz. Para edição de vídeo do Instagram e do Youtube, utilizou-se o Sony Vegas – Software de Edição Não Linear – no qual foi criado uma abertura própria da página, editados trechos de vídeos para cada assunto postado bem como foram gravados vídeos explicativos sobre diferentes temas pelos integrantes do capítulo estudantil. Diante desse cenário, o resultado obtido é demonstrado através da página da AAPG UFC (@aapgufc) a qual é considerada como fonte de pesquisa e aprendizado. Atualmente a página conta com 1210 seguidores e representa a divulgação dos mais diversos conteúdos envolvendo a área de petróleo, bem como contendo nas postagens várias figuras, textos e vídeos que facilitam o entendimento do leitor/seguidor e o aprimoramento do conhecimento sobre temáticas da indústria petrolífera.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão