REDES SOCIAIS E PANDEMIA: ANÁLISE ESTRATÉGICA DOS PERFIS DO PROGRAMA “SEM FRONTEIRAS: PLURAL PELA PAZ”

Autores

  • Joao Victor Amancio Tomaz
  • Henrique Sergio Beltrao de Castro

Resumo

Sou João Victor Amancio Tomaz, estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Ceará e bolsista da Pró-Reitoria de Extensão - PREX, vinculado ao Sem Fronteiras: Plural pela Paz, que é um projeto de extensão e um programa da Rádio Universitária FM 107,9. Entrei no projeto enquanto ainda atravessamos os impactos diretos da pandemia do COVID-19, sendo necessário voltar o olhar para o contexto que estamos vivendo e pensar alternativas de, mesmo remotamente, minimizar os efeitos do distanciamento social necessário que nos afastava de criar novos programas (o que agora já é possível). Umas das soluções encontradas foi trabalhar ainda mais as redes sociais do projeto, mas, para isso, era necessário fazer uma pesquisa de análise dos perfis para entender o nosso público-alvo, conteúdo, cronograma de postagens, hashtags, engajamento, acessibilidade e identidade visual. A metodologia utilizada para realizar a pesquisa consistiu na coleta de dados diretamente do Instagram e Facebook. Por meio do Analytics dessas redes sociais, consegui informações sobre a porcentagem de pessoas que acessam o perfil, suas idades e localização geográfica. Por meio dele, entendi como o público se comportava com a rede durante os dias da semana em seus vários horários. As demais informações, quanto à visualidade e acessibilidade, foram obtidas tendo como base as postagens que já haviam sido veiculadas no perfil. Tivemos, como resultados, a constatação de que mulheres são 70% do nosso público, a maioria residente na região metropolitana de Fortaleza, com faixa etária entre 25 e 45 anos. Descobrimos que existe uma diversidade de horários com pouca flutuação de público, aparecendo segundas e quintas em destaque como os dias com maiores alcances de usuários. Tendo em vista os dados analíticos colhidos, poderemos fazer uma comunicação mais direcionada nas redes sociais, mantendo, assim, a ideia do programa acesa nos mais variados espaços.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão