RELATO DA EXPERIÊNCIA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO REMOTO DESENVOLVIDA PELO PROJETO FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EAD EM SAÚDE

Autores

  • Francisco Elisio Barbosa de Oliveira
  • Paula Pinheiro da Nóbrega
  • Danielle Magalhães Rodrigues
  • Andrea Soares Rocha da Silva

Resumo

O Projeto de Extensão “Formação Docente para EaD em Saúde” está cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 2011; desenvolve ações educativas para capacitar professores, alunos e profissionais da área da saúde para atuarem na educação a distância e/ou no ensino híbrido, atendendo uma demanda oriunda do Ministério da Saúde. Por esta razão, o projeto antecipou a demanda por formação em tecnologias digitais no cotidiano acadêmico-profissional, a qual foi acarretada pela pandemia da COVID-19. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados obtidos em 2020 e as perspectivas de atuação do projeto supracitado para 2021. Trata-se de um relato da experiência vivenciada no projeto em questão em 2020 e uma exposição sobre as ações em 2021. Em junho de 2020 foi planejada uma série de três oficinas de capacitação docente intituladas Oficina de Planejamento; Produção; e Acompanhamento de Disciplina Remotas; as duas primeiras foram ofertadas sequencialmente em 2020. Professores, alunos monitores de iniciação à docência e técnicos colaboradores em atividades de ensino foram o público-alvo das ações. As atividades se desenvolveram por meio da plataforma Google Classroom. Dentre os recursos didáticos, foi desenvolvido um e-book intitulado “Produção de Aula Remotas: Tutoriais e Guias Didáticos”. Para nortear as ações a serem desenvolvidas em 2021, será utilizado um instrumento de sondagem das atuais necessidades de capacitação do público egresso das oficinas de 2020. Tem-se, ainda, a intenção de que, a partir da análise dos dados coletados pelo instrumento de sondagem, seja avaliada a efetividade das oficinas ofertadas anteriormente, e de posse das sugestões dos respondentes, haja o planejamento, a produção e a oferta das novas formações.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão