RELATO DE EXPERIENCIA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO PERÍODO DE PANDEMIA

Autores

  • Victor Ramos Bezerra
  • Simone dos Santos Machado Nascimento

Resumo

Segundo Demarco e Kratochwill (2018) a tecnologia deve estar presente tanto no nosso cotidiano quanto em sala de aula, para que assim o aluno se interesse em usá-la para busca pelo conhecimento. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo trazer um relato de experiência do docente bolsista do curso de Letras na Casa de Cultura Britânica da Universidade Federal do Ceará, por intermédio da PREX. As atividades síncronas ocorreram pelo Google Meet e as atividades assíncronas pelo Google Classroom e Google Forms. Também foi utilizada a plataforma Oxford Learner’s Bookshelf, que disponibiliza o livro English File, o qual é utilizado pelos professores e alunos durante as aulas presenciais. Ademais, foram encaixados materiais extras, como jogos que usam os conteúdos por meio da plataforma Nearpod, onde o professor cria as atividades e passa para os alunos, além de recursos de multimídia, com o objetivo de integrar o material principal. Para as avaliações de compreensão auditiva, de aspectos da linguagem escrita e habilidade oral, foram feitas provas pelo Google Forms, porém na segunda parte do curso a prova de habilidade oral foi feita de forma síncrona pelo Google Meet. Por conta da adaptação do ensino presencial para o remoto as relações em sala foram prejudicadas, já que por vezes os alunos mantinham câmera e microfone desligados deixando de participar. Como solução, passou-se a chamar os alunos por vez para participar de leituras e interações, logo, todos participam e o tempo é otimizado. Nesse período um aspecto que melhorou foi o uso da tecnologia. Dicionários online, pesquisas variadas, e apresentação de multimídia foram praticas facilitadas, proporcionando uma melhor interação nas atividades. Sendo assim, mesmo com o surgimento de dificuldades durante esse período de ensino emergencial, ainda foi possível elaborar aulas participativas e com um grande uso da tecnologia, otimizando o tempo de aula e conduzindo eficazmente o conteúdo para os alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão