RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO REMOTO NA CASA DE CULTURA ITALIANA DA UFC
Resumo
O atual cenário pandêmico nos pegou de surpresa e tivemos de nos adequar às exigências provocadas pela pandemia de Covid-19. O atual contexto nos impôs desafios em diversos sentidos, principalmente no que se refere ao ensino e aprendizagem. Atualmente, a missão das instituições de ensino não é a mera medição das habilidades intelectuais dos alunos, mas a promoção da autonomia intelectual, o que implica a capacidade de autorregular sua própria aprendizagem (Ferro & Allodola, 2020). Baseado nos novos modelos de aprendizado e com a suspensão das aulas presenciais desde março de 2020, os professores buscam se reinventar para adaptar as atividades ao modelo de ensino remoto. Semanalmente, realizamos dois encontros, sendo um deles síncrono e o outro assíncrono. Os encontros são realizados através da plataforma Google Meet e os materiais sobre as aulas são disponibilizados no Google Classroom. Proponho aqui algumas das atividades didáticas realizadas por mim, enquanto professora bolsista de uma das turmas de 1º semestre do curso de italiano, no âmbito da Casa de Cultura Italiana. Através do site Word Cloud Art, criamos uma nuvem de palavras temáticas, baseado no que os alunos lembravam sobre determinado tema. Também trabalhamos o completamento de letras de canções italianas através do site Lyrics Training e trechos digitados e compartilhados no Google Docs. Outra atividade realizada foram os quizzes interativos, usando o Kahoot! e o Nearpod. Nas avaliações orais, dividi a turma em duplas, através do recurso de salas temáticas do Google Meet. Desse modo, ninguém, além dos alunos que estavam sendo avaliados, ouviam as minhas considerações, evitando, assim, constrangimentos entre os participantes. Sem dúvida, as tecnologias que, durante as aulas presenciais exerciam um papel de apoio nas aulas, tornaram-se peças-chave no ensino remoto.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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