RELATO DE EXPERIÊNCIA: CAPACITAÇÃO EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR E IMOBILIZAÇÃO DE FRATURAS, NO CENTRO DE ENSINO GRAU TÉCNICO

Autores

  • Camila Freitas Andrade
  • Bruna Stephanie Pianco de Souza
  • Francisco Moisés Ferreira de Sousa
  • Geisiane Câmara dos Santos
  • Soraya Alves Marreiro
  • Rogerio Pinto Giesta

Resumo

Introdução: A parada cardiorrespiratória e a ocorrência de fraturas graves são episódios frequentes em pacientes vítimas de trauma, com semelhanças pela necessidade de cuidados especializados para a resolução da problemática. É de suma importância ter conhecimento atualizado sobre as técnicas de primeiros socorros para a aplicação adequada no contexto vivenciado por leigos ou por profissionais da saúde. Objetivo: Relatar a experiência prática de acadêmicos de enfermagem ao instruir sobre reanimação cardiopulmonar, imobilização de fraturas, e suas particularidades. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre o ensino teórico-prático realizado por quatro acadêmicos de enfermagem para vinte alunos do Curso Técnico de Segurança, da agência Grau Técnico. Resultados: Constatou-se a notabilidade da temática, visto que foi possível discorrer sobre a necessidade de aplicar as técnicas corretamente, com o uso eficiente do tempo e dos recursos disponíveis. Ademais, foi apresentado, de forma conceitual, o protocolo de atendimento para parada cardiorrespiratória, segundo o Suporte Básico de Vida. Posteriormente, foi aplicado o conteúdo teórico aprendido em atividades práticas, com a utilização de manequins de simulação realística para executar o manejo correto do procedimento, bem como exercícios de imobilização de fraturas. Os alunos foram divididos em pequenos grupos para a realização de práticas personalizadas, como, por exemplo, o posicionamento das mãos e a força, velocidade e profundidade apropriadas durante a reanimação cardiopulmonar. Conclusão: Esta experiência possuiu significativo mérito diante da aplicabilidade e dos índices de efetividade por técnicas bem executadas, bem como pela atualização do conteúdo teórico para o raciocínio crítico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão