RELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DE AULAS INVERTIDAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA LIGA ACADÊMICA DO CURSO DE FARMÁCIA

Autores

  • Italo Nunes Arrais de Sousa
  • Gabriel Thé Araújo Gomes
  • Joshua Levi Maia Magalhães
  • Luzia Izabel Mesquita Moreira
  • Tiago Lima Sampaio

Resumo

A Liga Acadêmica de Farmacologia e Farmácia Aplicada à Clínica (LAFFAC), é um projeto de extensão do curso de Farmácia vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC). Através do tripé acadêmico: ensino, pesquisa e extensão, as atividades da liga possuem o propósito de propagar conhecimento acerca de temas na área da saúde que envolvam a farmacologia, de modo a retribuir para a sociedade todo aprendizado adquirido pelos membros nas atividades de ensino, como as aulas invertidas. Este estudo objetiva relatar a experiência sobre a participação em um projeto de ensino denominado de “aula invertida” organizado e desenvolvido pela LAFFAC. As aulas invertidas ocorreram em reuniões quinzenais, online, através da plataforma google meet ou de maneira assíncrona. Os membros, em dupla, lecionaram aos demais integrantes assuntos dentro da temática da farmacologia e farmacologia clínica, como: antibioticoterapia, métodos contraceptivos, uso de antineoplásicos e neurofarmacologia. Por intermédio de ferramentas ativas: jogos e exercícios práticos, como mapas mentais, os membros desenvolveram materiais e explicaram os conteúdos aos demais, em um prazo máximo de 2 horas. As aulas invertidas proporcionavam inúmeros benefícios aos participantes, pois as atividades eram lúdicas, integrativas e muito enriquecedoras. Durante as dinâmicas, sempre havia discussões a respeito da temática, possibilitando o diálogo entre os participantes, e com isso, estimulando o trabalho em equipe. Além disso, as metodologias, como em alguns jogos realizados, instigaram os integrantes, de forma isolada ou coletiva, a buscar as respostas dos questionamentos, dessa forma, tornando-os protagonistas do próprio aprendizado, proporcionando uma experiência imersiva e valiosa. Dessa forma, a experiência da participação destas aulas invertidas foram positivas e favoreceram o aprendizado dos membros, além de fortalecerem o diálogo e debate, tão importantes na área da saúde.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão