RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO ACADÊMICA NO PROJETO CORES DA NATUREZA-BORBOLETÁRIO
Resumo
As ações de extensão da Universidade Federal do Ceará buscam levar o conhecimento para fora dos portões da Instituição. É o que faz o Projeto Cores da Natureza-Borboletário, induzindo divulgação científica acessível e histórias lúdicas sobre os Lepidópteros. Esses artrópodes fazem parte do nosso cotidiano e são muito apreciados por sua beleza, possuindo um grande simbolismo cultural, devido suas metamorfoses. O Borboletário une encanto e ciência promovendo a educação e a conscientização ecológica. O projeto dantes muito requerido e visitado presencialmente, no período de pandemia tornou-se quase impraticável. Objetivou-se, nesse trabalho, revelar as experiências vividas pelos bolsistas de Iniciação Acadêmica integrantes do Projeto. A metodologia utilizada para instruir/capacitar os bolsistas é a aprendizagem cooperativa, através de reuniões semanais, onde os participantes obtêm informações sobre as espécies de lepidópteras, por consultas bibliográficas, e compartilham os conhecimentos, na forma de apresentações em videoconferências, construindo um saber coletivo. Esse processo é importante pois prepara os bolsistas para repassarem os saberes de forma didática e clara, praticando a capacidade de ensinarem com assertividade e clareza. O método de trabalho tem se mostrado muito eficaz. O grupo compõe-se de estudantes de diversas graduações, desde Agronomia à Letras, que se unem para cada vez mais aprender sobre o universo dos fascinantes lepidópteros. As atuações do Borboletário atualmente são remotas, por meio de canais como Instagram, Facebook, onde se busca fazer uma divulgação científica sobre as espécies, de forma bem lúdica, com imagens e recursos visuais. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o grupo tem se mantido de pé, adaptando-se a essa nova realidade, buscando sempre informação para a comunidade, levando o saber para além dos muros da Universidade, repassando o saber para o mundo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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