RELEVÂNCIA DA ABORDAGEM DOS TEMAS PUBLICIDADE INFANTIL E OBESIDADE INFANTIL NO CURSO DE MEDICINA SOB A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DA FAMED

Autores

  • Daniel Matos Gama Lira
  • Marcus Vitor Lima Barreto
  • Felipe Dias Gonçalves
  • Jhonas Nathanael Menezes Ferreira
  • João Antônio Soares de Sousa
  • Marcia Maria Tavares Machado de Aquino

Resumo

Introdução: A obesidade infantil é um problema mundial, que tem como uma de suas causas a publicidade destinada a crianças. O papel do médico é relevante como ator social, alertando à população sobre essa problemática, na qual a formação médica se torna essencial na adequada abordagem ao tema. Objetivo: Identificar como a publicidade e obesidade infantil foram abordados durante a graduação médica, além de avaliar a importância dessa temática na prática médica na visão dos acadêmicos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, sob a forma de entrevista online, mediante aplicativos de comunicação, com questionário semi-estruturado aplicado aos alunos do 1º ao 8º semestre do curso de Medicina da UFC. Resultados: Ao todo 16 alunos foram entrevistados, sendo possível observar que a abordagem sobre a relação entre publicidade e obesidade infantil ao longo da graduação, divide os entrevistados. Os alunos do primeiro semestre apontam que não receberam conteúdo sobre essa temática durante o curso, porém, do segundo ao oitavo semestre, alguns estudantes relatam que esse tema já foi abordado nas aulas de Assistência Básica à Saúde, entretanto de forma sutil ou que apenas a obesidade infantil foi citada, mas sem relação com a publicidade infantil. Em relação à importância da abordagem desses temas durante a faculdade, os alunos, de forma unânime, apontam que é grande a necessidade da discussão sobre essa problemática. Além disso, estudantes de todos os semestres indicam que a apresentação desses assuntos na faculdade lhes dará informações que poderão ajudá-los a combater essa problemática ao longo do exercício médico. Conclusão: Logo, se conclui que existe uma insuficiência de abordagem sobre a relação entre obesidade e publicidade infantil na graduação. Ademais, existe a necessidade de fomentar a discussão, ao longo do curso, sobre esses eixos temáticos como uma forma de solução para essa adversidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão