REVISTA EXTENSÃO EM AÇÃO: UMA ANÁLISE DA ATUALIZAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL DA MARCA

Autores

  • Alfredo Goncalves de Lemos Neto
  • Daniela Gardano Bucharles Mont’Alverne
  • Aline de Oliveira Viana
  • Mirian Narjara Pires Rocha

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar o processo de rebranding (estratégia de marketing, onde se realiza mudança da identidade) da revista "Extensão em Ação", que é um periódico eletrônico ligado à Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva, através da qual se observou a mudança implementada na comunicação da revista, o embasamento teórico para isso, os produtos originados e resultados alcançados. A revista Extensão em Ação tem como objetivo possibilitar a publicação de trabalhos acadêmicos relacionados às atividades extensionistas. Para que o rebranding fosse implementado, foram necessárias informações sobre o público alvo da revista e os valores que guiam a postura do periódico. Esse levantamento foi importante para se trabalhar com os conceitos da psicologia da cor (HELLER, 2021) e da psicologia da Gestalt (ENGELMANN, 2002). Esses conceitos contribuíram para o desenvolvimento da identidade da revista no processo de rebranding, no qual se utilizou alterações nas formas e cores como guias da mudança. Após a pesquisa bibliográfica sobre conceitos e o levantamento de dados, foram reformuladas a paleta de cores por tons mais sóbrios e mais unitários e utilização de formas mais orgânicas e mais harmônicas. A alteração da comunicação visual nas mídias que a revista utiliza para comunicar-se com seu público alvo gerou uma consistência maior de identidade, unificação e acessibilidade para a comunicação do periódico, reforçando seus valores.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão