SABERES EDUCACIONAIS: DINÂMICAS EDUCATIVAS COM PRECEPTORES E RESIDENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Cyntia Emanuelle Souza Lima
  • Luiz Sanches Neto
  • Luciana Venancio

Resumo

A luta para o reconhecimento e valorização da educação física na escola tem sido uma bandeira que faço questão de levantar, como bolsista da extensão, visto que a educação, de forma geral, tem sofrido diversos ataques. No presente trabalho o objetivo é ressignificar as dinâmicas educativas presentes em duas escolas públicas de Fortaleza-CE. Para isso, utiliza como elemento norteador o Programa Residência Pedagógica (PRP) nas aulas de educação física escolar que tem como objetivo a imersão de licenciandos(as) nas escolas de educação básica, contribuindo e agregando com o estágio curricular supervisionado, pois proporciona aos(às) residentes uma participação mais efetiva no ambiente escolar. Há ainda uma equivocada analogia relacionada à educação física escolar como promotora da saúde, ou até mesmo a recreação dos(as) alunos(as), desvalorizando a mesma quando comparada com outras disciplinas. Além disso prevalece uma relação que reduz a educação física na escola como “aula prática”, destituída de saberes. Será realizada uma pesquisa com residentes e preceptores com a intenção de compreender seus anseios, percepções, dificuldades, afinidades nas aulas de educação física escolar com implementação do planejamento participativo, associando-o a esses elementos constituintes das dinâmicas educativas na educação básica. Consideramos que embora existam divergências e impasses no processo de elaboração e construção coletiva, o PRP tem se mostrado um diferencial nas escolas. Através da implementação do Programa e do Planejamento Participativo, presenciamos uma maior interação/participação nas aulas de educação física. Além disso, ressaltamos o trabalho colaborativo e a reflexão em pares como um ponto valoroso no processo formativo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão