SEMESTRE 1 NA CCB: EXPERIÊNCIA COM O ENSINO REMOTO
Resumo
Este trabalho tem o intuito de relatar o período de atuação de um estudante do curso de Letras, como docente bolsista PREX, na Casa de Cultura Britânica (CCB) da Universidade Federal do Ceará, analisando a realidade e as dificuldades do ensino de língua inglesa, mais especificamente do semestre 1, no modelo online durante o período de ensino remoto. As aulas síncronas aconteceram pelo Google Meet e algumas atividades assíncronas foram realizadas por meio do Google Classroom e suas ferramentas. O livro utilizado pela instituição no modelo presencial, é o English File, 4ª edição, da editora Oxford. Na modalidade online, foi utilizado um programa fornecido pela Oxford que disponibiliza o mesmo material em formato digital. Também foram utilizados materiais extras como músicas, imagens, vídeos e exercícios complementares, com o objetivo de aumentar o tempo de exposição do aluno à língua. As avaliações foram feitas de maneira síncrona e assíncrona, com avaliações no Google Forms, encontros síncronos e envio de vídeos pelos alunos. O modelo de aula online afetou o ensino de língua inglesa em alguns pontos. Por ser mais complicado para os alunos se comunicarem uns com os outros, por conta de fatores como conexão da internet, do próprio uso da tecnologia e questões pessoais, a interação e a prática em sala de aula apresentaram obstáculos e se tornaram mais desafiadoras para o docente. Por outro lado, o uso de tecnologias também agregou pontos positivos para as aulas, como a maior facilidade ao acesso a dicionários online e a incorporação de diferentes mídias. Essas atividades possibilitaram uma maior interação e acessibilidade para o aprendizado. De modo geral, apesar dos desafios encontrados, é possível perceber que, no contexto social atual, em que o isolamento por conta da pandemia do Covid-19 é necessário, o modelo online se mostrou necessário e eficaz.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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