TEM QUÍMICA NISSO? CONTEXTUALIZANDO A QUÍMICA COM O USO DE FILMES.

Autores

  • Ricardo da Costa Lima
  • Marcos Vinícius Melo do Nascimento
  • Vitória Elen Félix de Paula
  • Giovanna Patricia Freitas Monteiro
  • João Francisco Sousa Salgueira
  • Jair Mafezoli

Resumo

O ensino de Química encontra grandes desafios em sala de aula, seja por conta da abstração, falta de recursos didáticos, laboratórios ou por este assunto não ser abordado de forma adequada nas aulas. O Clube da Química (CluQui) é um projeto de extensão que foca na interação universidade-escola, propiciando uma otimização do ensino de Química através de experimentos em sala de aula e jogos lúdicos. Aproveitando que os filmes são bastante populares entre todas idades e públicos e trazem diversas temáticas em seus enredos, o CluQui desenvolveu um método de utilizar filmes para contextualizar a Química. O objetivo desta temática foi tornar a abordagem da Química mais prazerosa para o estudante em forma de publicações no perfil oficial do projeto no Instagram. Neste trabalho, foi analisado e identificado o potencial de filmes para o ensino de Química, destacando-se aqueles com situações em que se poderia abordar temas pertinentes à Química. Os resultados indicaram que os filmes apresentam caráter multidisciplinar, por conterem aspectos didáticos, os quais podem ser implementados como ferramenta de ensino nas disciplinas de Química e por serem extremamente populares em todas as idades e de fácil identificação. Esta temática também contribuiu bastante para a formação docente dos membros do projeto através da pesquisa, análise e experimentação de uma nova abordagem no ensino de Química.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão