TRAJETÓRIAS URBANO INDUSTRIAIS E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIVERSIFICANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO.

Autores

  • Jose Atila Abreu de Sousa
  • Alana Sales Neco
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz

Resumo

A modalidade de ensino remoto expandida em decorrência da pandemia de Covid-19, têm sido o meio pelo qual professores e alunos vêm dando continuidade aos processos de ensino aprendizagem. Embora possua importantes ressalvas quanto a falta de condições adequadas para o bom acompanhamento desse modelo educacional, ele tem se mostrado como possibilidade para contornar esse período de afastamento dos ambientes de ensino. Isto posto, surge a necessidade de pensar metodologias viáveis para que docentes e discentes consigam extrair o máximo de aproveitamento das aulas online. Dessa forma, o projeto trajetórias, utilizando-se das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), desenvolve ações voltadas ao ensino de Geografia na educação básica, contemplando estudantes do ensino fundamental e médio, objetivando tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, através de jogos didáticos e de recursos audiovisuais, despertando o interesse dos discentes, corroborando para a melhoria do processo de ensino aprendizagem. Por tanto, o presente trabalho tem o objetivo de socializar as ações realizadas junto às escolas da Região Metropolitana de Fortaleza, intervenções desenvolvidas em parceria com os professores. A metodologia inicia-se com o diálogo junto aos docentes a respeito dos conteúdos ministrados, seguido da elaboração das estratégias pedagógicas e construção dos recursos a serem utilizados, materiais audiovisuais, slides personalizados e demais recursos possíveis com o uso das TICs como a trilha urbana virtual. Por fim, é realizada a intervenção no espaço escolar via Google Meet, lançando-se mão de todo esse aparato didático, tendo como retorno as considerações dos discentes e do professor através da participação durante a intervenção, comentários posteriores e preenchimento de questionário avaliativo. Desse modo, observamos que as metodologias ativas aliadas às TDICs, diversificam o ensino remoto, despertam a atenção do alunado e enriquecem o processo educativo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão