TRILHAS URBANAS REMOTAS

Autores

  • Ismael Alves Gadelha
  • Maria Clelia Lustosa Costa

Resumo

O projeto de extensão Trilhas Urbanas, realizado pelo Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LAPUR) do Departamento de Geografia da UFC, tem como objetivo proporcionar uma leitura geográfica da Cidade de Fortaleza a partir de aulas de campo com roteiros pré-definidos, com alunos de várias instituições de ensino, onde é discutido sua formação histórica, transformações socioespaciais e fatores que provocam as desigualdades socioeconômicas e que contribuem para a compreensão da sua atual configuração socioespacial. Porém, com a pandemia do COVID-19 e a suspensão das atividades presenciais, o projeto teve suas atividades interrompidas. Dessa forma, com o objetivo de dar continuidade ao projeto de maneira remota e proporcionar a experiência das trilhas aos alunos, foi feita uma atividade na escola ETI ALVARO COSTA com os alunos do 7º ano, em que o professor de Geografia estava ministrando o conteúdo sobre migrações no Brasil e no Ceará. A coordenadora do projeto apresentou as trilhas urbanas aos alunos, destacando a importância de conhecer Fortaleza e seu patrimônio histórico. Visando a articulação do conteúdo da disciplina com o vídeo “Trilhas urbanas: Fortaleza, espaço de vida e morte”, um pesquisador do LAPUR fez uma discussão sobre as migrações no Ceará e as secas que provocaram grandes migrações da população rural, que chegavam à capital sem renda e sem emprego, ocupando espaços públicos e áreas desvalorizadas. Em seguida foi apresentado para os alunos o vídeo, produzido pelos bolsistas e professores do LAPUR como uma forma de adaptar as trilhas ao formato remoto. O vídeo, demonstra como o discurso médico higienista, dominante no século XIX, reorientou a organização do espaço urbano, expulsando para fora da área central, a população mais carente, os mortos, os equipamentos insalubres e os dejetos. Logo depois foi realizado um Quizz sobre o conteúdo do vídeo, o que proporcionou uma ótima interação com os alunos e permitiu avaliação da atividade na escola.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão